Presidente do Corinthians projeta semifinal contra São Paulo e fala sobre o tabu: ‘Esperamos que siga’
No último sábado, 15 de julho, o Corinthians garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil e, nesta segunda-feira, 17, a CBF realizou um sorteio para determinar a ordem dos mandos de campo do próximo confronto contra o São Paulo. O jogo de ida será realizado na Neo Química Arena, enquanto a partida de volta acontecerá no Morumbi. O presidente Duilio Monteiro Alves enfatizou a importância de obter um bom resultado em casa, em Itaquera, na busca pela vaga na final.
“São dois grandes times, que fizeram boas campanhas. O Corinthians decidiu as outras fases em casa, agora é diferente. Temos que fazer um grande jogo na Neo Química Arena, diante do nosso torcedor, para tentar levar alguma vantagem para o segundo jogo no Morumbi“, declarou Duilio, em conversa com a imprensa na sede da CBF.
O jogo de ida da semifinal está previsto para ocorrer inicialmente no dia 26 de julho, ou seja, na próxima semana. No entanto, a CBF ainda não confirmou as datas exatas e horários dos confrontos. O jogo de volta está agendado para o dia 16 de agosto. Na outra chave, Grêmio e Flamengo se enfrentarão, com o segundo jogo marcado para o Maracanã.
Além de buscar um bom resultado no jogo de ida para levar uma vantagem para o Morumbi, o Corinthians também terá a missão de manter um tabu histórico no primeiro duelo da semifinal. Isso porque o Timão nunca perdeu para o São Paulo na Neo Química Arena desde sua inauguração em 2014, acumulando dez vitórias e sete empates. O presidente Duilio Monteiro Alves expressou o desejo de que esse tabu seja mantido na próxima semana.
“São números, marcas do futebol. Torcedor gosta muito e valoriza esse tipo de coisa. Lógico que a gente quer que mantenha o tabu e o Corinthians vença novamente em sua casa. Para a gente decidir no Morumbi, é muito importante que a gente faça um bom resultado na primeira partida. Mas isso (tabu) é do futebol. Esperamos que o tabu siga“, completou o mandatário.
Nesta edição da Copa do Brasil, o Corinthians enfrentará a situação de decidir a vaga como visitante pela primeira vez. Nas três fases anteriores (terceira fase, oitavas de final e quartas de final), o clube jogou a partida de volta na Neo Química Arena, garantindo sua classificação nos pênaltis em todas as ocasiões, contra Remo, Atlético-MG e América-MG, respectivamente.
O Corinthians está na semifinal da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Na edição de 2022, o clube eliminou o Fluminense nesta fase e avançou para a final, onde perdeu o título nos pênaltis para o Flamengo. O Timão possui três títulos da competição (1995, 2002 e 2009) e está em busca do tetracampeonato.