Corinthians terá a Neo Química Arena vazia depois de quase dois anos
Neste sábado, 29, o Corinthians enfrentará o Vasco da Gama pela 17ª rodada do Brasileirão. O jogo ocorrerá às 18h30 (horário de Brasília) na Neo Química Arena, mas terá uma peculiaridade incomum há quase dois anos: a ausência da Fiel Torcida no estádio para apoiar a equipe.
Essa situação se deve a uma punição aplicada ao clube pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) após gritos homofóbicos terem sido entoados durante um confronto entre Corinthians e São Paulo. Essa ação é considerada um crime e, como consequência, resultou na punição para o time mandante.
Última vez que a Neo Química Arena esteve sem torcida
A última vez que o Corinthians jogou sem a presença de sua torcida na Neo Química Arena foi em 25 de setembro de 2021, pelo Brasileirão daquele ano. Naquela ocasião, o Corinthians recebeu o Palmeiras e venceu o rival por 2 x 1, com dois gols de Róger Guedes, que hoje é o artilheiro histórico do estádio.
Durante praticamente dois anos, o Corinthians atuou no estádio sem a presença de torcedores, devido à pandemia. A primeira partida com a volta da torcida ocorreu contra o Bahia, em 5 de outubro de 2021, na qual o Timão saiu vitorioso por 3 x 1, com aproximadamente 10 mil corinthianos presentes no estádio.
Desde então, foram disputados 64 jogos em Itaquera pelo time masculino de futebol, todos com a Fiel Torcida presente. No último jogo contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, o recorde de público pagante da história do estádio foi batido, superando a final da mesma competição do ano anterior contra o Flamengo.
Diante do Vasco, o Corinthians buscará manter um tabu de 16 anos sem derrotas em casa contra esse adversário, além de não ter perdido para o Gigante da Colina desde 2010.