Corinthians pode lucrar com possível transferência de Gabriel Pereira para o Catar
Revelado nas categorias de base do Corinthians, o meia-atacante Gabriel Pereira pode estar prestes a deixar o New York City, seu atual clube. De acordo com informações do jornalista Fabrizio Romano, o Al Rayyan, do Catar, tem demonstrado interesse em contratar o jovem jogador, e as negociações já estão em estágio avançado para um possível acordo final.
A transferência de Gabriel Pereira para o clube da MLS foi realizada pelo Corinthians no início de 2022, sendo selada em aproximadamente 5,5 milhões de dólares, com 70% dos direitos econômicos do atleta pertencentes ao Timão, e o restante da porcentagem ao Guarani.
No contrato da ida do atleta, ficou estabelecido que o Corinthians teria direito a 20% da mais-valia em uma futura negociação, como possivelmente ocorrerá nesta janela de transferências. Isso significa que, caso Gabriel Pereira seja vendido por um valor superior a 5,5 milhões de dólares, o Timão terá direito a 20% do lucro obtido pelo New York City.
Embora os valores base para essa negociação ainda não tenham sido revelados, podemos utilizar um exemplo hipotético: suponhamos que Gabriel seja vendido por 10 milhões de dólares. Nesse cenário, o NYC teria lucrado 4,5 milhões em comparação ao que pagou pela sua aquisição. Desses 4,5 milhões, o Corinthians teria direito a 20%, o que corresponderia a 900 mil dólares, equivalentes a aproximadamente R$ 4,3 milhões na cotação atual.
Essa negociação seria de grande ajuda para o Corinthians, pois ajudaria a abater parte do valor previsto pela diretoria em vendas para o ano de 2023. O clube projeta arrecadar R$ 90 milhões com as vendas de jogadores, e as negociações de Mantuan e Pedro já foram concretizadas nesta janela de transferências.