VAR vê toque de mão, mas explica por que não foi marcado pênalti para o Corinthians contra Estudiantes
O Corinthians ganhou do Estudiantes, time da Argentina, na noite de terça-feira passada, dia 22. O jogo aconteceu na Neo Química Arena. O Corinthians está um pouco à frente nas quartas de final da Copa Sul-Americana. No jogo, teve uma situação de possível pênalti para o Corinthians, mas o juiz não marcou. Isso aconteceu no primeiro tempo.
A jogada aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. O Fábio Santos passou a bola para o Maycon na área. O Maycon tentou chutar pro gol, mas a bola bateu na mão do jogador adversário, o Lollo, antes de ir para o gol. Depois do jogo, a Conmebol mostrou o áudio da conversa entre os árbitros do VAR enquanto eles olhavam a jogada de novo.
O juiz do campo, Jesús Valenzuela, da Venezuela, não achou que foi pênalti, porque ele achou que o toque na mão do Lollo foi acidental. O VAR, que é um sistema de vídeo que ajuda o juiz, também viu a jogada de novo e concordou com o juiz Jesús Valenzuela. Eles decidiram que o jogo deveria continuar. Veja a conversa e o vídeo abaixo:
VAR: “Possível (toque de) mão do defensor.”
Jesús Valenzuela: “Sim, pega na mão. Mas é uma situação em que (a bola) chega (no zagueiro do Estudiantes) de maneira imprevista. Primeiro, parece que pega na perna dele e, depois, na mão.”
VAR: “Pega na mão. Perfeito. Me dá outro ângulo.”
Jesús Valenzuela: “Sim, pega. Mas é uma reação.”
VAR: “Para mim, é uma ação. (A bola) vem desviada de uma distância curta. É uma bola surpresa que golpeia na mão. Me dá na velocidade normal para ver se há movimento adicional. Para mim, perfeito. Há uma ação de reflexo que chega de surpresa à mão dele. É o que você (árbitro de campo) relatou. Tudo checado.”
O momento polêmico ocorreu quando o Corinthians já estava ganhando por 1 x 0, com um gol feito por Gil aos 17 minutos do primeiro tempo. Se o pênalti fosse dado, poderia ter sido o segundo gol para o Corinthians. O time do Vanderlei Luxemburgo não marcou mais gols durante o jogo e terminou com a vantagem mínima para o próximo jogo.
O próximo jogo das quartas de final será na terça-feira seguinte, dia 29, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina. Se o jogo terminar em empate, o Corinthians passa para a semifinal da Copa Sul-Americana. Quem vencer dessa partida enfrentará o time que passar entre Fortaleza e América-MG na próxima fase.