Corinthians Tem Histórico favorável no Peru para buscar classificação às oitavas da Copa Sul-Americana

Uma semana após vencer por 1 a 0 o jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana na Neo Química Arena, o Corinthians enfrenta novamente o Universitario, do Peru, nesta terça-feira, 18 de julho, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição continental. O histórico do Corinthians no país vizinho é favorável para uma classificação nesta noite.

Ao longo de sua história, o Corinthians nunca perdeu um jogo no Peru. Se não sair derrotado nesta terça-feira, o clube garantirá sua vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana, já que venceu o primeiro confronto contra o Universitario. Em nove partidas disputadas no país, o Timão conquistou cinco vitórias e quatro empates, com 25 gols marcados e apenas 16 sofridos.

Dessas nove partidas, oito foram amistosas realizadas entre 1954 e 1969, contra clubes como o próprio Universitario, além de Sporting Cristal, Alianza Lima e Deportivo Municipal. O Corinthians também enfrentou combinados locais, como Chalaco/Sport Boys e Deportivo/Iqueño, em duelos amigáveis. Todos esses jogos foram realizados no Estádio Nacional de Lima.

Em sua história, o Corinthians teve apenas um jogo oficial em solo peruano, válido pela fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2021. Na ocasião, a equipe comandada por Vagner Mancini visitou o Sport Huancayo no Estádio Nacional de Lima e venceu por 3 a 0, com dois gols de Luan e um de Cauê.

Portanto, o jogo desta terça-feira marca a primeira vez que o Corinthians disputará uma partida eliminatória no Peru, uma vez que os outros foram amistosos, além de um confronto pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Também será a estreia do clube no tradicional Estádio Monumental de Lima, conhecido como Monumental “U”.

Apesar do retrospecto favorável no Peru, o Corinthians está ciente das dificuldades que enfrentará diante do Universitario. Os Merengues venderam cerca de 80 mil ingressos para o jogo desta terça-feira, que é tratado como histórico e decisivo para a equipe. Além disso, promete-se um clima de guerra, que foi acirrado pela prisão do preparador físico adversário por racismo na Neo Química Arena.

O vencedor do confronto entre Corinthians e Universitario enfrentará o Newell’s Old Boys, da Argentina, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O clube argentino liderou o Grupo E, que incluía o Santos, e avançou diretamente para a próxima fase.

Veja o histórico do Corinthians em jogos disputados no Peru:

13/02/1954, amistoso: Universitario 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

17/02/1954, amistoso: Combinado Chalaco/Sport Boys 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

20/02/1954, amistoso: Combinado Deportivo/Iqueño 1 x 2 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

24/02/1954, amistoso: Sporting Cristal 3 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

04/02/1963, amistoso: Universitario 1 x 2 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

07/02/1963, amistoso: Deportivo Municipal 2 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

08/02/1969, amistoso: Alianza Lima 1 x 1 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

11/02/1969, amistoso: Universitario 2 x 5 Corinthians – Estádio Nacional de Lima;

06/05/2021, Copa Sul-Americana: Sport Huancayo 0 x 3 Corinthians – Estádio Nacional de Lima.

Deixe uma resposta